Certificado Encceja – Termine Seus Estudos e Mude de Vida!

Certificado Encceja – Diferença entre Certificado de Conclusão x Declaração de Proficiência

O certificado Encceja é o objetivo de muitos brasileiros que não tiveram oportunidade de terminar a escola na idade desejada. Isso porque quem é aprovado na prova do Encceja recebe o certificado de conclusão do ensino médio ou do fundamental.

Ao se inscrever no Encceja, o participante declara qual nível de escolaridade deseja concluir: ensino médio ou fundamental. Entretanto, apenas fazer a prova não é suficiente para garantir a aprovação. Mas o que acontece com quem se inscreve no Encceja e não é aprovado no exame? É sobre as diferentes certificações que o Encceja oferece que iremos falar nesta matéria!

certificado encceja
Imagem: Divulgação.

Certificado Encceja – O tão sonhado diploma!

O Certificado Encceja é o documento de conclusão do ensino médio ou fundamental que é concedido aos candidatos aprovados no exame. Ele é o tão sonhado diploma, um certificado que atesta a conclusão dos estudos e reconhece que o participante do Encceja está apto para buscar novas oportunidades profissionais.

Receberão o Certificado Encceja os participantes que acertarem 50% das questões de cada matéria da prova. Além disso, o candidato precisa tirar pelo menos 5 pontos em uma prova de redação, que vale 10. Como você pode perceber, o Encceja não é difícil: basta estudar o conteúdo que a prova pede. Falando nisso, é bom ressaltar que o Encceja cobra matérias diferentes para cada certificação. Confira:

Matérias Certificado Encceja Ensino Médio (as mesmas que caem no ENEM)

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

Matérias Certificado Encceja Ensino Fundamental

  • Ciências
  • Matemática
  • Português, Língua Estrangeira, Educação Física, Redação, Artes
  • Geografia e História
prova do encceja
Imagem: Divulgação.

Um bom jeito de estudar para o exame é conferir Provas e Gabaritos de Edições Antigas do Encceja.

Certificado Encceja x Declaração de Proficiência

A declaração de proficiência é diferente do certificado de conclusão. Ela é concedida a candidatos que não conseguem atingir o mínimo de pontos necessários para receber o Certificado Encceja, documento que atesta a conclusão do ensino médio ou fundamental. Mas nem por isso é preciso desanimar. A Declaração de Proficiência concedida pelo Encceja serve para comprovar que o participante conseguiu a aprovação em determinadas matérias. Vamos explicar: digamos que sua nota em Matemática tenha sido insuficiente, mas você conseguiu aprovação nas outras áreas do conhecimento. As suas boas notas não serão desconsideradas! A Declaração de Proficiência vai te declarar apto nas matérias nas quais você obteve aprovação. Ou seja, você só precisa se inscrever na próxima edição do Encceja e fazer apenas a prova na qual não obteve nota para obter o seu Certificado Encceja.

Agora que você já sabe a diferença entre o Certificado Encceja e a Declaração de Proficiência, que tal Fazer Um Simulado Para Testar Seus Conhecimentos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *