Como fazer a Inscrição para Participar da prova do Encceja 2019

Como fazer a Inscrição para Participar da prova do Encceja 2019 – Confira todos os detalhes sobre como realizar a sua Inscrição no Exame de Certificação do Ensino Fundamental e Médio!

Como fazer a Inscrição para Participar da prova do Encceja 2019 – Confira todos os detalhes sobre como inscrever-se e buscar a certificação de Ensino Fundamental ou Médio! Saiba mais!

Jovens e adultos de todas as idades estão em busca dos melhores espaços dentro do mercado de trabalho nacional. Para isso muitos estão optando por adaptar o próprio currículo e terminar os estudos pode ser o primeiro passo. Por isso, é importante que você fique atento e saiba como fazer a inscrição para participar da prova do Encceja 2019.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma das principais maneiras de terminar os estudos formais no caso de pessoas que não finalizaram na idade apropriada.

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem quer qualificar-se definitivamente. Saiba como fazer a sua inscrição e fique atento para conseguir inscrever-se e garantir um certificado que poderá mudar sua vida profissional e pessoal.

Como fazer a Inscrição para Participar da prova do Encceja 2019
Foto: Divulgação

Inscrição para o Encceja 2019

Inscrição para o Encceja 2019
Foto: Divulgação

Você já sabe como fazer a inscrição para o Encceja 2019? Pode ser importante saber desde já como inscrever-se, mas tão importante quanto isso é saber exatamente como funciona e o que é esse exame.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova que hoje em dia é organizada e aplicada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foi criado em 2002 com a intenção de avaliar os conhecimentos de pessoas que voltaram a estudar para concluir os estudos.

Em 2009, o Inep voltou a certificação de Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas em 2017 o Ministério da Educação (MEC) reviu essa posição e resolveu deixar essa função para o Encceja.

A prova do Exame Nacional é voltada para brasileiros que moram no país ou no exterior e que não terminaram a educação básica na idade adequada. São opções de finalizar o ensino fundamental ou médio e a participação é voluntária: ou seja, só farão a prova os interessados em terminar os estudos. O Encceja é gratuito.

Confira também o Preparatório Gratuito para o Encceja 2019!

Como fazer Inscrição Encceja 2019

Como fazer Inscrição Encceja 2019
Foto: Divulgação

Mas então, como fazer Inscrição Encceja 2019? Todos os interessados poderão inscrever-se quando estiverem disponíveis os prazos (ainda não foram disponibilizados) através do site oficial do exame (em anexo no fim do texto). Quem não pode concluir os estudos na idade desejada deve ficar extremamente atento às informações divulgadas pelo Inep, instituto responsável pelo exame.

Quando as inscrições Encceja 2019 estiverem abertas é necessário informar o número do CPF, documento de identidade e um e-mail pessoal e válido. Pessoas em privação de liberdade e jovens que estão sob medidas socioeducativas deverão contar com o apoio dos responsáveis pedagógicos. Para saber mais, acesse: 

http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Já está pensando em se preparar para a prova do Encceja? Isso é ótimo! Uma boa ideia para potencializar seus estudos é realizar simulados Encceja. Aproveite que está aqui e fique ligado no Simulado do Encceja 2019 para o Ensino Médio!

Requisitos para se Inscrever no Encceja 2019

Requisitos para se Inscrever no Encceja 2019
Imagem: Divulgação.

O primeiro passo para se inscrever no Encceja 2019 é ter em mãos o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua carteira de identidade. Depois disso, você precisa ter em mente qual Certificação você almeja atingir por meio da realização do Encceja. A prova concede dois tipos de diploma: o de Nível Médio e o de Nível Fundamental. Ambas as modalidades possuem seus próprios requisitos de participação, confira:

  • Encceja Nível Médio: podem se inscrever nesta modalidade os participantes com 18 anos completos até a data de realização do exame;

  • Encceja Nível Fundamental: podem se inscrever nesta modalidade os participantes com 15 anos completos até a data de realização do exame.

Além dos requisitos de documentação e idade, você precisará informar um e-mail válido e criar uma senha no momento da inscrição. Isso serve para você ter acesso à Página do Participante Encceja – um espaço virtual no qual é possível consultar local de prova, resultados, informações sobre certificação e muito mais!

Que tal fazer um Simulado Encceja e Testar Seus Conhecimentos?

Encceja 2019 Resultado

Encceja 2019 Resultado
Imagem: Divulgação.

Ainda não é possível afirmar com certeza quando serão divulgados os resultados Encceja 2019. Caso o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) opte por continuar a estratégia utilizada em 2018, podemos esperar uma divulgação fatiada dos resultados do exame. Mas como assim? A gente explica! É que no Encceja 2018 os resultados para o nível médio foram divulgados em novembro, quase um mês antes dos resultados para o nível fundamental, que só saíram em dezembro.

O motivo por trás dessa decisão foi possibilitar que candidatos aprovados no Encceja Médio pudessem se matricular em cursos técnicos e superiores. Para acessar o resultado Encceja, você deve aguardar a liberação do mesmo pelo Inep e, em seguida, acessar a sua Página do Participante Encceja:

  • Vá até o link http://encceja.inep.gov.br
  • Clique na opção “Página do Participante”
  • Informe o seu CPF e a senha

Não lembra o seu login? Aproveite e veja Como Recuperar a Senha Encceja 2019!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *