Concluir o Ensino Fundamental com Encceja

Concluir o Ensino Fundamental com Encceja – Exame dá chance para quem quer terminar os estudos!

Concluir o Ensino Fundamental com Encceja – saiba o que você precisa estudar para concluir o ensino fundamental utilizando o exame!

Quem precisou parar os estudos muito cedo pode usar o Encceja 2019 para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e, com isso, ter acesso a melhores oportunidades na vida profissional.

A inscrição no Encceja é gratuita e pode ser feita com facilidade pela internet. O candidato precisa ter em mãos o CPF, preencher o cadastro no site do INEP com um e-mail válido e escolher uma senha para acessar a Página do Participante.

encceja nível fundamental
Foto: Antonio Basilio.

Prova do Encceja 2019 para concluir o ensino fundamental

A prova do Encceja 2019 serve tanto para concluir o ensino médio quanto o fundamental. A diferença é que quem faz o exame para concluir o ensino fundamental precisa estudar matérias diferentes daquelas que são cobradas no Encceja para nível médio.

Confira as matérias que caem no Encceja para nível fundamental:

  • Matemática
  • Ciências Naturais
  • História
  • Geografia
  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira
  • Artes
  • Educação Física
  • Redação

O próprio INEP disponibiliza alguns materiais gratuitos para você que deseja começar a estudar para o Encceja 2019, clique aqui para conferir!

Prova do Encceja 2019 – Questões de Múltipla Escolha e Redação

A prova do Encceja para conclusão do ensino fundamental apresenta questões de múltipla escolha, ou seja, é uma prova de marcar. Todas as 120 questões do exame apresentam 4 alternativas (de A a D), sendo que apenas uma delas é a correta.

questão encceja 2017 - como concluir o ensino fundamental
Exemplo de questão do Encceja. Imagem: INEP (reprodução).

Já a redação do Encceja é dada da seguinte forma: o aluno recebe uma proposta de redação com um tema que varia a cada edição. Normalmente o tema é algum assunto amplamente discutido e relevante para o país. No Encceja 2017, por exemplo, o tema da redação do Encceja foi o trabalho informal no Brasil. Para auxiliar o aluno a desenvolver sua redação, o INEP tem o hábito de colocar três textos motivadores que tratem sobre o tema proposto. Observe como isso acontece na imagem abaixo.

concluir o ensino fundamental com encceja
Imagem: INEP (reprodução).

Fique ligado nas Provas e Gabaritos de Edições Antigas do Encceja e saiba como estudar da melhor maneira possível!

Encceja 2019: Quem pode usar a prova para concluir o ensino fundamental?

Essa é uma dúvida muito comum tida por quem deseja fazer a prova do Encceja 2019 para adquirir o certificado de conclusão do ensino fundamental. Só existe um requisito para concluir o ensino fundamental utilizando a prova do Encceja: ter (no mínimo) 15 anos completos até a data de realização do exame. Sim, é só isso!

  • Importante:

Não basta apenas fazer a prova para concluir o ensino fundamental. Para ter direito ao certificado do ensino fundamental, o aluno precisa atingir a pontuação mínima exigida pela prova do Encceja 2019, que é de 100 pontos por ramo do conhecimento e 5 pontos na redação. Como a prova de cada ramo do conhecimento vale 200 pontos e a redação vale 10 pontos, na prática o candidato do Encceja 2019 precisa acertar 50% da prova para obter sua certificação no ensino fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *