Edital Encceja 2019 – Inscrições, Provas, Locais e Resultados

Edital Encceja 2019 – Saiba mais sobre inscrições, provas e locais!

Edital Encceja 2019 – Descubra como utilizar o exame para conseguir seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Fundamental!

O edital é um documento que deve ser acessado e lido com atenção por todos os candidatos que pretendem realizar o Encceja 2019 para ter acesso ao certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental. Ele contém todas as informações que o candidato precisa saber sobre o exame.

O INEP, instituto responsável pela elaboração da prova, ainda não divulgou o edital do Encceja 2019. Entretanto, com base no edital do exame em 2018 já podemos imaginar alguns pontos importantes. Abordaremos neste artigo os principais elementos dos editais anteriores do Encceja, mas a recomendação é que o candidato sempre leia o texto completo para não ser pego de surpresa.

edital encceja 2019
Foto: Agência Brasil.

Inscrição no Encceja 2019 – Documentos necessários

Inscrição no Encceja 2019
Imagem: Divulgação.

Para fazer sua inscrição no Encceja 2019, o candidato precisa ter os seguintes documentos em mãos no ato da inscrição. Vale mencionar que a inscrição no Encceja 2019 é feita exclusivamente online e de forma totalmente gratuita.

Documentos necessários:

  • CPF
  • Número da carteira de identidade

Um endereço de e-mail ativo também é necessário para concluir a inscrição no Encceja 2019. O candidato usará esse e-mail para criar uma senha que lhe dará acesso à Página do Participante. É responsabilidade do candidato acompanhar o andamento da sua inscrição e conferir, quando disponibilizado, o local de sua prova. A prova sempre é realizada em uma cidade informada pelo candidato durante o processo de inscrição, por isso fique atento na hora de escolher a cidade de sua preferência!

Importante:

A inscrição no Encceja 2019 é totalmente grátis. No entanto, quem se inscreveu no Encceja 2018 e não compareceu precisa justificar sua ausência conforme período divulgado em edital. Atestado médico, documento judicial, certidão pública ou Boletim de Ocorrência são os únicos documentos aceitos para justificar a ausência. Quem quer fazer o Encceja 2019, mas faltou na edição 2018 e não tem como justificar a falta precisará acessar a Página do Participante, gerar um boleto e pagar a taxa para confirmar a inscrição no exame de 2019.

Certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental

Certificado Encceja 2019
Imagem: Divulgação.

Ao se inscrever, o participante do Encceja 2019 precisa escolher qual certificação busca com a realização do exame: certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental. Confira abaixo os requisitos para cada certificação.

Para solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental:

  • O candidato precisa ter (no mínimo) 15 anos completos

Para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio:

  • O candidato precisa ter (no mínimo) 18 anos completos

Não basta apenas fazer a prova para obter a certificação: é preciso atingir uma pontuação mínima de 100 pontos em cada área do conhecimento e 5 pontos na prova de redação. As provas de cada área do conhecimento valem 200 pontos, e a redação vale 10. Na prática, o candidato precisa obter um aproveitamento de 50% do Encceja 2019 para garantir sua certificação.

Quem não atingir o mínimo de pontos exigidos nas áreas do conhecimento pode receber uma Declaração Parcial de Proficiência nas áreas em que obteve nota suficiente. Assim, quando fizer o exame no próximo ano, o candidato não precisará fazer de novo as provas das matérias nas quais obteve desempenho satisfatório.

Encceja Gabarito 2019

Encceja Gabarito 2019
Imagem: Divulgação.

O gabarito Encceja costuma sair bem antes do resultado oficial do exame. Isso é facilmente explicável: para divulgar o gabarito, o Inep só precisa lançar em seu site oficial as alternativas corretas de acordo com cada caderno de questões. Os resultados do Encceja, por outro lado, exigem que a prova de redação de cada candidato sejam corrigidsa com antecedência – bem mais trabalhoso.

Em 2018, o Gabarito Encceja foi divulgado menos de 20 dias após a realização do exame! Podemos esperar que a edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos mantenha um cronograma similar. O mais legal é que você pode baixar gratuitamente os gabaritos e provas de edições anteriores do Encceja no site do Inep. Confira aqui: http://inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/provas-e-gabaritos

Que tal testar seus conhecimentos fazendo um Simulado Encceja?

Encceja 2019 – Orientações e Resultados

Encceja 2019 - Orientações e Resultados
Imagem: Divulgação.

É importante que o candidato acesse a Página do Participante para conferir o seu local de prova e turno de realização das mesmas, que pode ser manhã ou tarde.

O participante do Encceja 2019 deve comparecer ao local do prova portando:

  • Caneta preta transparente
  • Documento de identificação com foto

Observe com atenção o horário de fechamento dos portões para não ficar de fora das salas de prova.

Após a realização do exame e respeitado o prazo de correção das provas divulgado em edital, o candidato pode conferir o resultado Encceja em sua Página do ParticipanteCaso siga o cronograma estabelecido na edição anterior, em 2018, o Encceja 2019 provavelmente divulgará os resultados do Encceja em datas diferentes de acordo com a certificação pleiteada pelo participante. Por exemplo: em 2018, quem fez o Encceja para concluir o ensino médio ficou sabendo primeiro os resultados do exame. Já quem realizou a prova para concluir o fundamental precisou esperar cerca de um mês a mais. Isso aconteceu pois quem é aprovado no Encceja Médio pode utilizar a certificação recém-obtida para começar um curso técnico ou até mesmo uma faculdade. Legal, não é mesmo?

Veja também: Encceja 2019 – Tudo Sobre Local de Prova

Apostilas Encceja 2019

Apostilas Encceja 2019
Imagem: Divulgação.

A prova do Encceja não é difícil para quem estuda com antecedência os conteúdos do exame. Para isso, o ideal é adquirir suas Apostilas Encceja 2019. Recomendamos bastante as Apostilas Opção por se tratarem de materiais elaborados por excelentes professores. As Apostilas Opção são confeccionadas de acordo com o Edital Encceja, o que quer dizer que todas as matérias que caem no exame são abordadas nas apostilas. Você pode encomendar tanto a versão impressa quanto comprar uma versão digital. Ao adquirir o seu exemplar das Apostilas Opção, você ganha gratuitamente um CD-ROM com exercícios e uma vídeo-aula de Português e matemática.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE AS APOSTILAS OPÇÃO!

Além disso,o próprio INEP disponibiliza alguns materiais gratuitos que você pode acessar e começar a estudar desde já para o Encceja 2019. Matemática, Ciência, Geografia, História e Língua Portuguesa são algumas das matérias que você encontra gratuitamente no site do próprio INEP. Acesse aqui: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *